A Austral aplicou diferentes métodos qualitativos e quantitativos para coletar as informações para a Avaliação. Além de revisar a bibliografia existente, métodos qualitativos foram implantados, incluindo o envolvimento das partes interessadas, entrevistas com informantes-chave (KII) e observação direta. O método quantitativo consistiu em um rápido levantamento realizado junto às empresas formais e informais que operam na área.
A AUSTRAL tem desenvolvido vários estudo de mercado através de uma iniciativa desenvolvida no âmbito das estratégias de marketing que as empresas realizam quando pretendem estudar e conhecer uma determinada atividade económica.
Pelo que, a AUSTRAL implementou a Avaliação do Ambiente de Negócios em Palma. Este projecto foi implementado como objectivo de avaliar a situação do ambiente de negócios em Palma-Sede. A avaliação descreveu a situação actual do mercado, desenvolvendo oportunidades e identificando oportunidades e identificando os principais desenvolvimentos para os negócios. Juntos, isso formou uma linha de base de informações e forneceu um roteiro para atingir o objectivo de maior capacidade e participação.