Nos últimos 10 anos, AUSTRAL adquiriu uma forte experiência na concepção e implementação de programas de governação e responsabilidade social no contexto sócio-político moçambicano.
AUSTRAL desenvolveu o Estudo Integrado de Diagnóstico de Infraestruturas e Serviços Básicos para os Municípios das Províncias de Zambézia e Niassa (Zambézia e Niassa DIISB). Este projecto foi implementado com o objectivo de uma primeira fase, preparar o Diagnóstico Integrado de Infraestruturas e Serviços Básicos (DIISB) em 6 Municípios da Província da Zambézia e Niassa, o qual fez parte dos estudos necessários para a preparação do Projecto de Desenvolvimento Urbano e Descentralização (PDUD). Este estudo foi elaborado para fornecer suporte de planeamento e linha de base para monitorar os principais objectivos do programa: (i) melhorar a qualidade da infraestrutura e dos serviços básicos em nível local; (ii) melhorar o desempenho de municípios e distritos selecionados para fornecer infraestrutura e serviços básicos; e (iii) melhorar o planeamento territorial, administração de terras e gestão ambiental no nível municipal.
A AUSTRAL também implementou o Programa Diálogo Local para a Boa Governação. O Programa teve a duração de cinco anos e visou melhorar e fortalecer tanto a comunicação como a prestação de contas entre os governos municipais e os seus cidadãos, com particular enfoque nas mulheres e jovens, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços municipais. O Programa foi implementado por um consórcio de organizações moçambicanas e internacionais (DAI, Austral, CESC, IREX e IDS), em parceria com organizações da sociedade civil e governos municipais. O Programa operou em cinco Municípios distribuídos pelas três regiões do país: Maputo, Beira, Quelimane, Nampula e Tete.