Gestão de Programas

Quais serão os marcos por projecto significativos para avaliar o desempenho do programa e principalmente uma clara definição do benefício a ser entregue para a organização bem como as expectativas do encerramento do valor a ser ganho pela organização. Os projectos, ou componentes do programa, possuem seus ciclos de vida dentro do ciclo de vida do programa, portanto indicadores de desempenho dos projetos fornecem informações em tempos diferentes.

AUSTRAL implementou o Mecanismo De Apoio À Sociedade Civil (MASC). O Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) foi um programa de oito anos, implementado pela Austral e financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e a Cooperação Irlandesa (Irish Aid). O MASC teve como objectivo melhorar a governação e a prestação de contas aos cidadãos moçambicanos, através do fortalecimento e diversificação do envolvimento das Organizações da Sociedade Civil (OSC) moçambicanas na monitoria e advocacia da governação. O MASC proporcionou às OSC o acesso aos seguintes tipos de apoio:

  • Fundos e apoio técnico para as OSC realizarem actividades de monitoria e advocacia e desenvolverem competências e habilidades relacionadas com essas actividades;
  • Desenvolver a capacidade organizacional e reforçar a governação interna das OSC com informações e recursos a partir de experiências de aprendizagem, incluindo as das outras OSC.


O Programa De Cidadania E Participação (CEP). A Austral em parceria com organizações moçambicanas (CESC e N’weti) e internacionais (SCI, Kwantu, IDS e OPM), executou para o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) o programa de Cidadania e Participação (CEP), cujo objectivo foi aumentar a  consciencialização sobre os direitos dos cidadãos como um ponto de partida para o seu envolvimento na monitoria da qualidade dos serviços de saúde e educação.  O programa, que é financiado pelo DFID, Cooperação Irlandesa e DANIDA teve a duração de 5 anos e está a ser implementado em 20 Distritos de 4 Províncias Moçambicanas (Gaza, Nampula, Zambézia e Tete).