A Avaliação de Impacto Social permite identificar e gerir os potenciais impactos sociais adversos que um projecto possa causar, ou para os quais possa contribuir, e maximizar os benefícios para as comunidades locais e outros grupos. Pelo que, a AUSTRAL tem desenvolvido a mais de 36 anos projectos relacionado com os exemplos abaixo:
Avaliação de Meio Termo do Projecto de Aumento de Produtividade do Arroz (PROAPA). Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). A avaliação visou analisar o impacto do programa PROAPA, implementado com o apoio técnico da Agência de Cooperação Internacional Japonesa, visando à adoção de práticas agronômicas melhoradas para aumentar a produtividade do arroz. Os resultados deste estudo forneceram directrizes úteis para uma revolução verde do arroz na região subsaariana África em geral e em Moçambique em particular. Neste contexto, a AUSTRAL conduziu o estudo de linha de base e a avaliação de meio termo do PROAPA com 456 famílias produtoras de arroz, incluindo medição georreferenciada de machambas, em 6 distritos na Província da Zambézia.
Avaliação do MozLand Terra Segura. Manica (Moçambique). Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentavél (FNDS). O projecto com o objectivo de apoiar um programa desenvolvido em Moçambique denominado Terra Segura (Mozland). O programa visou melhorar a administração de terras em Moçambique e o sistema de gestão, fortalecer e proteger os direitos dos usuários da terra, e garantir eficiência e prestação eficaz de serviços de gestão de terras aos cidadãos e instituições. Como parte do programa, o Governo de Moçambique estabeleceu uma meta de registar 5 milhões de DUATs (títulos de propriedade) individuais e delimitar a terra de 4.000 comunidades até 2019. As metas do MozLand em atingir 2 milhões de títulos de propriedade individuais (DUATs) e 1.200 comunidades registadas contribuirão para essa agenda mais ampla.