ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS FORMADORES E DOS FORMANDOS DOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (IFPS)

A Associação Progresso, em colaboração com o Ministério da Edução e Desenvolvimento Humano (MINEDH), está a implementar um projecto financiado pela ONG canadiana, CODE, denominado BETTER. O BETTER visou a contribuir para melhorar a qualidade de ensino primário em Moçambique, focalizando-se na melhoria do ensino da literacia, através da melhoria da qualidade da formação inicial dos professores primários. Para assegurar uma boa implementação do projecto e direcioná-lo ao alcance dos resultados previstos, está em preparação, um sistema integral de monitoria e avaliação. Para tal, é necessário conhecer a situação inicial em relação às áreas em que as várias intervenções irão incidir. Neste contexto, a AUSTRAL conduziu o estudo de base para avaliação de competências dos formadores e formandos dos Institutos de Formação de Professores (IFPs) abrangidos pelo projecto, nomeadamente, Chibututuine, Pemba, Chitima e Cuamba. O estudo de base, visou aferir o nível inicial das competências dos formadores e dos formandos nas áreas de Língua Portuguesa, Didácticas de Língua Portuguesa e de Línguas Moçambicanas e Psicopedagogia nos IFPs abrangidos pelo projecto BETTER. Os resultados foram discutidos ao nível programático e ministerial, com vista a dar insumos para futuras estratégias e políticas de formação de professores.